Livraria da Folha

 
07/03/2010 - 19h02

Em noite de Oscar, veja seleção de livros sobre cinema

da Livraria da Folha

Divulgação
"Guerra ao Terror" é o principal concorrente do favorito "Avatar" na premiação do Oscar 2010
"Guerra ao Terror" é o principal concorrente do favorito "Avatar" na premiação do Oscar 2010

A cerimônia de premiação do Oscar é conhecida como a noite de gala do cinema. É também o momento em que cinéfilos ou admiradores de grandes estrelas param para saber quem será o grande vencedor da noite ou qual atriz estava mais bem vestida.

Todas as atenções são voltadas para o Kodak Theatre e apostas são feitas: quem levará o prêmio de melhor filme? "Avatar" ou "Guerra ao Terror"? Meryl Streep ganhará mais um Oscar e se aproximará do recorde de Katherine Hepburn? Opniões e preferências à parte, é o momento dos astros brilharem ou consagrarem suas carreiras.

Conheça a livraria especial dedicada ao Oscar 2010

Receber a cobiçada estatueta dourada é marcar a história do cinema e eternizar-se em Hollywood. Mas saber quem ganhou ou quais os melhores filmes é um pouco complicado, com a 82ª edição acontecendo este ano.

Por isso, a Livraria da Folha selecionou dez títulos essenciais para quem pretende conhecer mais sobre a sétima arte ou preparar-se para comentar sobre esta e as próximas cerimônias.

Almanaque do cinema

Divulgação
"Almanaque do Cinema" traz informações e curiosidades
"Almanaque do Cinema" traz informações e curiosidades

Os editores do site "Omelete", apresentam o desenvolvimento do cinema, com informações sobre os prêmios, os personagens, os atores, os estúdios e os diretores que marcaram época. Além de fornecer material para rodas de amigos com curiosidades e fofocas sobre os envolvidos com a sétima arte, como abuso de álcool, brigas, erros de gravação e filmes "assombrados".

Coleção Movie Icons

De Marlon Brando a Johnny Depp, passando por Marlene Dietrich e Woddy Allen, a coleção traz grandes nomes do cinema com fotografias dos principais filmes de suas carreiras e fotos de bastidores ilustrando. Cada volume é dedicada exclusivamente a um astro, mostrando a sua trajetória e cinebiografia.

Os Segredos dos Roteiros da Disney

Quando fala-se em animações pensa-se imediadamente nas produções de Walt Disney. "Brance de Neve e os Sete Anões", por exemplo marcou gerações e foi o primeiro longa metragem animado. "A Bela e a Fera" foi o primeiro desenho animado a ser indicado na categoria de "Melhor Filme", feito que "Up - Nas Alturas" repete este ano. Os Segredos dos Roteiros da Disney desvenda os caminhos para dar vida a magia dos filmes que encantam gerações.

1001 Filmes para Ver Antes de Morrer

Diversos filmes são produzidos no mundo a cada ano, como escolher o que assistir. Com este guia resenhas indicam os 1001 filmes que não devem deixar de serem vistos por qualquer amante do cinema. Detalhes dos bastidores, sinopses dos filmes e curiosidades sobre as gravações, além de cartazes, cenas de filmes e retratos de atores, traz obras de todos os gêneros organizados por ordem cornológica.

Cinema

Seguindo os guias que selecionam os filmes que são imperdíveis, Cinema foi organizado pelo crítico inglês Ronald Bergan e faz uma viagem pela história do cinema, incluindo gêneros e biografias de atores e diretores das produções que marcaram época. Destaca, ainda, os diretores de todo o mundo e apresenta o processo pelo qual um filme passa, do argumento à estreia.

Divulgação
Livro traz ficha técnica, biografia do diretor, e cenas do filme
Livro traz ficha técnica, biografia do diretor, e cenas do filme

Coleção Folha Clássicos do Cinema

A cena da despedida no aeroporto de "Casablanca" é citada e imitada em diverças situações. A frase "Nunca mais passarei fome outra vez" é a mais lembrada de "E o Vento Levou...". Cada um desses filmes marcou a indústria cinematográfica e foram reúnidos em 14 títulos da coleção, com DVD da versão orginal e informações como ficha técnica, biografia do diretor, imagens com as principais cenas do filme, produtor, elenco e comentários.

O Feitiço do Cinema

Ensaios de críticos e teóricos brasileiros apresentam ao cinéfilo as principais teorias e linguagens da sétima arte, além de grandes sucessos do cinema. As análises ajudam na compreensão das diversas mudanças sofridas pelo cinema desde que os irmãos Lumière projetaram as primeiras imagens ainda com perspectivas científicas, trazendo à sociedade discussões que antes ficavam reservadas aos autores existencialistas e pesquisadores especializados.

Bonequinha de Luxo

Escrito por Truman Capote, "Bonequinha de Luxo" foi adaptado para as telonas por Blake Edwards e marcou Audrey Hepburn no papel de Holly Golightly, a jovem que foge da vida no interior para tentar a sorte na Nova York dos anos da Segunda Guerra.

Sua Resposta Vale um Bilhão

Grande azarão do Oscar 2009, "Quem Quer Ser um Milionário?" desbancou o favoritirmo de "O Curioso Caso de Benjamin Button" e levou os principais prêmios da noite, incluindo "Melhor Filme". A história de Ram Mohammad Thomas, um garçom de 18 anos que ganhou um bilhão de rupias --o maior prêmio de todos os tempos-- num programa televisivo de perguntas e respostas, conquistou platéias do mundo todo.

Cidade de Deus (Edição Comemorativa - 10 Anos)

Escolhido como um dos 100 melhores filmes da década, "Cidade de Deus" foi um dos representantes brasileiros na categoria de "Melhor Filme Estangeiro". A adaptação do romance de Paulo Lins tornou-se um marco do cinema nacional, contando a história de Buscapé e a evolução do bairro carioca, juntamente com a violência local.

 
Voltar ao topo da página