O seu visualizador não suporta JavaScript!
Aumentar fonte Diminuir fonte Fonte normal
   
 

Bumba-meu-boi

Brincadeiras de boi estão entre as expressões populares mais difundidas no Brasil. De norte a sul do país encontramos festejos envolvendo a figura de um boi em representações musicais e dramáticas exuberantes, cujos nomes e períodos de realização variam de acordo com a localidade.

 

No Maranhão, o bumba-meu-boi é a principal atração dos festejos juninos, estando fortemente ligado ao ciclo de homenagens aos santos Antônio, João, Pedro e Marçal. Em muitos casos, é realizado como pagamento de promessas feitas a São João, que se torna padroeiro da brincadeira.

Os brincantes – em geral músicos, bailantes, cantadores, cômicos, aos quais podem se juntar outros – se organizam, cantam, dançam e representam tramas em torno de um boi – armação de madeira coberta por tecido bordado sob a qual um “miolo” faz evoluções, dando vida ao personagem.

 

A brincadeira se prolonga por um extenso ciclo festivo, que pode levar meses na realização de ensaios, batizado, apresentações públicas e a morte do boi. As formas de festejar são várias, associadas a regiões e tradições culturais específicas que resultam na pluralidade de estilos ou sotaques que caracteriza o bumba-meu-boi maranhense, entre os quais os mais conhecidos são os sotaques de matraca, zabumba, baixada, orquestra e costa-de-mão. 

 

 

Galeria de imagens do Bumba-meu-boi

 

 

 

 

Vídeo apresentando Bumba-meu-boi
 

 

 

Veja mais

Veja mais Acervos digitais

Veja mais Tesauro

 
IPHAN      IPHAN   Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma
Licença Creative Commons.